Reuniões aos sábados as 19:00hs.

domingo, 4 de setembro de 2011

Papa Bento pede retorno da comunhão de joelhos

 


BRINDINSI (AFP) - Depois da reabilitação da Missa "Tridentina" em latim e do reaparecimento das alvas rendadas, Bento XVI foi um passo além trazendo de volta antigas práticas litúrgicas ao distribuir a comunhão aos fiéis que se ajoelhavam em um genuflexório.
Esse retorno à prática que caiu em desuso nos últimos 40 anos está agora comum nas Santas Missas do Papa, isto porque ele não quer impor este retorno mas quer ser o primeiro a dar o exemplo para que reconheçamos que estamos diante de nosso Salvador e somos pequenos diante de Cristo na hóstia Santa.
Os fiéis que escolhem receber a comunhão do Papa devem se ajoelhar na frente dele em um genuflexório e receber a hóstia na boca.
Desde a reforma litúrgica do Concílio Vaticano Segundo (1962-65), a prática atual, considerada menos intimidadora, chama aos fiéis a receberem a hóstia (um pedaço não fermentado de pão dito ser "o corpo de Cristo") de pé nas próprias mãos antes colocarem nas próprias bocas. Eles podiam ainda optar por receber a hóstia direto na boca, mas de pé.
A prática de se ajoelhar, que nunca foi banida, restou confinada em paróquias tradicionalistas.
Utilizando esta prática ele mesmo, Bento XVI pretende dar um exemplo para toda a Igreja - particularmente para o clero.
"Nós Cristãos nos ajoelhamos em frente ao Santíssimo Sacramento (a hóstia) porque, nele, nós sabemos e acreditamos ser a presença do único e verdadeiro Deus",
"Eu estou convicto da importancia de dar a hóstia aos fiéis diretamente na boca sem eles tocarem nela" e "ao retorno da genuflexão durante a Comunhão como um sinal de respeito" ele adicionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário